Resumo

Essa abordagem da Educação Física terapêutica é um estudo dos fatores que de diferentes aspectos influem na vida das pessoas "deficientes". O problema da "deficiência" humana foi analisado na sua evolução histórica, lingüística, social e escolar, observando-se nesses aspectos o fenômeno da relação e a influência que os não deficientes têm sobre as pessoas deficientes. Interpretaram-se, com auxílio bibliográfico, os diferentes tratamentos recebidos pelo "deficiente" através da história da humanidade, visto como produto da bagagem cultural que o envolveu. Em decorrência dessa interpretação, realizou-se uma hermenêutica social, onde foram analisados os tratamentos atuais que o "deficiente" recebe na sociedade moderna. A finalidade deste estudo foi a de analisar os diferentes fenômenos que influem na pessoa "deficiente" alterando a sua relação, apresentação e reações sociais. Observou-se que sempre houve algum motivo para as eliminações físicas da antigüidade e para as discriminações sociais da atualidade. Nas culturas antigas, esses motivos correspondiam a eugenismos, ignorâncias e falta de conhecimento; na atualidade correspondem, geralmente, a hipocrisias, no que se realiza e, comodismo, repulsa, falta de consideração, etc., no que não se realiza. Considerou-se finalmente, que pouco ou nada é o que existe na atualidade em benefício dos deficientes, sem que antes venha beneficiar certos interesses de outras pessoas, auto-consideradas normais, que dizem "trabalhar pelo deficiente".

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