Educação Física: Uma Proposta de Base Para a Reconceituação Curricular
Por Edna Ribeiro de Carvalho (Autor).
Resumo
A QUESTÃO CURRICULAR CONSTITUI UM DOS ASSUNTOS MAIS DISCUTIDOS NO INTERIOR DA COMUNIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS. O MOMENTO ATUAL DE REESTRUTURAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS NOVOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLETE A NECESSIDADE PRIOMORDIAL DE DISCUTIR E POLEMIZAR A PROBLEMÁTICA DO CURRÍCULO. DENTRO DESSE CONTEXTO, ESSE ESTUDO JUSTIFICA-SE NA MEDIDA EM QUE BUSCA CONTRIBUIR NO CRESCIMENTO DAS DISCUSSÕES E PROCURA REPOSTAS PARA QUESTÕES AINDA POLÊMICAS, COMO A DEFINIÇÃO DO PERFIL PROFISSIONAL, O PAPEL DOS PROFESSORES NESSA NOVA VISÃO DE CURRÍCULO E A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-FILOSÔFICA QUE PERMEIA IMPLÍCITA E EXPLICITAMENTE A CONSTRUÇÃO DE UMA GRADE CURRICULAR. A PROPOSTA DE UMA RECONCE ITUALIZAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DAS BASES, DA DISCUSSÃO COM A COMUNIDADE ENVOLVIDA E DA ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO ONDE ESSE CURRÍCULO SE INSERE, CONSTITUI A CONTRIBUIÇÃO DESSE ESTUDO A TÃO IMPORTANTE PROBLEMÁTICA.