Resumo

Muito se tem discutido sobre os objetivos da Educação Física e pouco se tem feito para mudanças que possam evidenciar avanços em termos não só da aprendizagem como do estilo de vida. Parece evidente que as perdas verificadas em termos de número de aulas (Estado de São Paulo, Ensino Fundamental de 1- a 4- séries e no Estado do Paraná, Ensino Fundamental e Médio), não deixam dúvidas das dificuldades por que passa a disciplina. Discute-se sobre a importância, não só da socialização como também do desenvolvimento humano que proporciona a disciplina, mas poucas pesquisas de cunho experimental, têm evidenciado de forma consistente esta importância, tanto em desenvolvimento como em aprendizagem. O objetivo deste texto é embasar-se na literatura e em pesquisas desenvolvidas sobre uma proposta de ensino, propondo uma reflexão, para ao final concluirsobre as formas utilizadas com diferentes tipos de abordagens para o desenvolvimento motor de crianças de 1a a 4§ séries e aprendizagem desportiva de 5a a 8a séries, do Ensino Fundamental. Doque se encontrou na literatura, bem como das pesquisas realizadas envolvendo o desenvolvimento físico-motor de base, e a aprendizagem desportiva, a conclusão a que se chegou é que o uso de uma proposta estabelecida por um planejamento estrutural com atividades seqüenciais, a base de conteúdos estabelecidos com atividades a mãos livres e uso de aparelhos, obedecendo seqüência cronológica de dificuldades, bem como a utilização da técnica e tática de jogo, promovendo ao final competição, apresenta rendimentos significativos no desenvolvimento e na aprendizagem.