Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo levantar, descrever e analisar as expectativas e o grau de satisfação dos estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - (excetuando-se os da graduação em Educação Física), com a Educação Física Curricular, identificada nesta instituição como Crédito Desportivo.Foi utilizado o método descritivo numa amostra de 200 alunos, e as questões estão distribuídas de modo que se perceba como cada variável influenciou ou não na satisfação ou insatisfação dos alunos com a Educação Física. Assim, a "satisfação" foi considerada, apesar da característica descritiva deste estudo, como variável dependente. Esta estrutura organizou a leitura dos dados.De modo geral, a variável de maior incidência sobre a satisfação ou insatisfação foi o "sexo", pois as mulheres manifestaram graus significativamente maiores de insatisfação com a disciplina na UERJ. Idade, ocupação do pai, curso, experiência anterior, conhecimento dos objetivos da disciplina, desempenho do professor, condições físicas e equipamentos, entre outras, pouco ou nada incidiram na variável satisfação.Por último, o trabalho apresenta a posição e atitude dos alunos em relação à obrigatoriedade da disciplina. Embora domine a posição contra a obrigatoriedade, também domina a atitude de realizar as atividades físicas ainda no caso de não serem obrigatórias.

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