Resumo

O objetivo deste estudo é contribuir para a análise das relações entre a prática de atividades de Educação Física nas escolas públicas brasileiras de ensino de 1º e 2º graus e as orientações contidas não só na legislação como em documentos que orientam a própria prática.O âmbito da problemática está na preocupação em rever a experiência de magistério, tendo em vista a percepção do aspecto conflitante entre a prática seletiva das aulas de Educação Física, sob a forma, não só da iniciação aos diferentes desportos como também do seu desenvolvimento, que marginaliza a maioria dos alunos, e as disposições democráticas do discurso oficial.Assim, a tentativa de mostrar os procedimentos habituais do professor de Educação Física em privilegiar os alunos que desportivamente apresentam o melhor desempenho, para representar a escola nas competições desportivas, dedicando-lhes maior atenção, interesse e as condições objetivas disponíveis.Repensar esta prática é o ponto de partida deste estudo.Na seqüência está a análise da legislação e de documentos existentes, que versam sobre o ideal que paira nas cabeças dos legisladores com os dados da realidade social e educacional, ou seja, a diferença entre o proclamado e o realizado. Desta maneira a investigação está encaminhada na tentativa de entender porque tal fato acontece dessa maneira e não de outra. Para tanto, a direção dada foi no sentido da revisão dos fundamentos dos conceitos dos princípios liberais, tendo em vista o momento histórico de suas origens, relações e determinações.Neste sentido, explicar historicamente os valores que são perpassados pelo desporto, significa tentar buscar a origem dos princípios liberais que dão suporte a todo esse processo, na perspectiva de análise dos seus aspectos essenciais e não aparentes. E ainda responder por que permanecem como valores quando a prática realiza seu contrário.Para viabilizar esse encaminhamento está a retrospectiva histórica a partir do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista, quando se revê na origem os fundamentos dos conceitos desses princípios relacionados com o modo de produção, então emergente, para entender hoje seus significados concretos.Finalmente, a análise do discurso e a prática do professor na escola, através de entrevistas, para concluir que, para os professores de um modo geral, essa contradição entre teoria e prática não existe, só existe uma coerência. É assim que o discurso igualitário e democratizador se mantém, mantendo a sociedade não igualitária.Por isso, o ponto de chegada deste estudo é também o seu ponto de partida.

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