Educação Inclusiva e Mídias: Práticas Pedagógicas nas Aulas de Educação Física Escolar
Por Giseli Fregolente Patrinhani (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 18, n 1, 2017.
Resumo
Os diferentes meios de comunicação veiculam inúmeras notícias que permeiam o cotidiano dos jovens, onde é comum presenciar dentro da escola discussões entre seus pares sobre variadas notícias. Pensando num processo de ensino-aprendizagem que consiga unir esse contexto midiático com a educação inclusiva, focando que a prática inclusiva deve funcionar como elemento impulsionador de uma educação democrática, aceitando, valorizando e respeitando as diferenças, buscamos refletir de forma crítica sobre esse discurso inclusivo midiático, verificando como os alunos estão recebendo e lidando com esse contexto, trabalhando com uma prática pedagógica dialogada nas aulas de educação física escolar. O objetivo foi relatar as experiências de ensinar e de aprender educação física na escola através do uso das mídias. Além disso, provocar criticidade nos jovens diante das mensagens disponibilizadas, impostas pela mídia, provocando questionamentos cotidianamente através das aulas de educação física e, também, promover ações de sensibilização para contribuir na busca por uma educação inclusiva. A metodologia foi pesquisa bibliográfica, pesquisa participante em uma escola pública com quatro turmas dos anos finais do ensino fundamental e pesquisa documental, realizada a partir da análise e avaliação das práticas pedagógicas registradas em diários de aula. Esse trabalho proporciona uma visão de como a educação inclusiva está sendo concretizada no espaço escolar, verificando que é possível gerar um pensamento crítico nos escolares desde que transformemos nossas práticas na escola e o uso das mídias parece ser uma ferramenta potencializadora e necessária na sociedade atual.