Educação Inclusiva na Perspectiva dos Professores de Educação Fisica do Município de Santo André
Por Jorge Marcos Ramos (Autor), Ciro Winckler de Oliveira Filho (Autor), Servio Antonio Bucioli (Autor).
Em Conexões v. 14, n 2, 2016. 16 Páginas. Da página 1 a 16
Resumo
A educação no Brasil só foi introduzida como um assunto importante de acordo com a necessidade do momento e com a educação inclusiva não foi diferente, seu desenvolvimento começou a ser questionado a partir de movimentos insatisfeitos com a situação. O objetivo desta pesquisa foi verificar as atitudes dos professores de educação física em relação à presença de alunos com deficiências em suas aulas regulares, para tanto foi aplicado um questionário contendo 18 questões. Para verificar se existiam diferenças entre as proporções obtidas para cada afirmação, foi utilizado o teste Qui-Quadrado e o nível de significância adotado foi p<0,05. As diferenças foram significativas em 15 questões. Participaram da pesquisa 77 professores da rede regular de ensino do Município de Santo André. Dentre os participantes observou-se que a maioria deles acreditam nas potencialidades desses alunos e que a inclusão é benéfica para todos àqueles que fazem parte da rotina escolar. Mesmo com essa consciência somente 2,6% relataram que tinham conhecimento para trabalharem com os alunos com deficiência e 3,9% se sentem preparados para trabalharem com esse grupo, contudo 74% dos professores relataram que pretendem participar de cursos e palestras relacionadas à pessoa com deficiência.