Educação Infantil, Cooperação e Competição: Análise Microgenética Sob Uma Perspectiva Sociocultural Microgênese da Cooperação e Competição na Educação Infantil
Por Marilícia Witzler Antunes Palmieri (Autor), Angela Uchoa Branco (Autor).
Em Psicologia Escolar e Educacional v. 11, n 2, 2007. Da página 367 a 378
Resumo
O estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizouse a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético. Palavras-chave: cooperação; competição; individualismo.