Resumo

Resumo As transformações materiais e ideológicas desencadeadas a partir da Idade Moderna tiveram repercussões explosivas. O advento da razão cartesiana e a consolidação do método científico experimental permitiram ao homem moderno a descoberta da sua própria capacidade de pensar e de resolver problemas de forma autônoma e racional. Nos séculos XVIII e XIX a crença nas possibilidades humanas relacionavam-se à sua capacidade de equacionar não apenas os problemas do mundo físico, mas também os do mundo social e político. A idéia de que a ciência seria a fautriz do progresso e a educação a sua via fizeram desse período uma era da certeza. Entretanto, o século XX, com suas crises e seus totalitarismos dos mais diversos matizes, a despeito dos gigantescos progressos técnicos, jogou por terra essa crença entusiástica e colocou sob suspeita a suposta ilimitada capacidade humana de solucionar problemas. Instaurou-se a era da incerteza. No campo pedagógico, a escola, que era vista anteriormente como a via principal de equalização das oportunidades, passa a ser vista como o espaço, por excelência, da reprodução e reforço das desigualdades. Palavras-chave: Modernidade, escola, pensamento pedagógico, exclusão social.