Resumo

Ou “Mas não pude resistir”. De natureza qualitativa, este artigo foi construído a partir da atuação e reflexão no projeto de extensão universitária “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer”, que acontece em São Carlos, interior de São Paulo. Destinado a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, de bairros empobrecidos, o projeto está fundamentado na pedagogia dialógica do educador brasileiro Paulo Freire. Formados em educação musical, o autor e a autora deste artigo (também educador/a do projeto) selecionaram dez diários de campo que antecederam uma apresentação de flauta doce feita pelos/as participantes da aula de musicalização durante o semestre. O objetivo do artigo foi refletir sobre aspectos educativos relevantes no cotidiano do projeto e suas especificidades no contexto da aula de musicalização. As categorias que emergiram a partir da leitura e releitura dos diários de campo foram: 1) Compartilhando saberes; 2) Amorosidade no tocar e no brincar; 3) Auto-organização dos/as participantes para fruição da musicalização. Na análise dos dados apontamos para a relação de a) Confiança como fundamento do compartilhamento de saberes, fruto da amorosidade e respeito entre as pessoas b) Valorização da experiência vivida (ao invés do “ouvir dizer sobre”).