Educação Musical em Um Projeto de Lazer Sócio-educativo
Por Murilo Ferreira Velho de Arruda (Autor), Bruna Fuentes da Costa (Autor), Ana Beatriz Matilde da Silva (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Ou “Mas não pude resistir”. De natureza qualitativa, este artigo foi construído a partir da atuação e reflexão no projeto de extensão universitária “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer”, que acontece em São Carlos, interior de São Paulo. Destinado a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, de bairros empobrecidos, o projeto está fundamentado na pedagogia dialógica do educador brasileiro Paulo Freire. Formados em educação musical, o autor e a autora deste artigo (também educador/a do projeto) selecionaram dez diários de campo que antecederam uma apresentação de flauta doce feita pelos/as participantes da aula de musicalização durante o semestre. O objetivo do artigo foi refletir sobre aspectos educativos relevantes no cotidiano do projeto e suas especificidades no contexto da aula de musicalização. As categorias que emergiram a partir da leitura e releitura dos diários de campo foram: 1) Compartilhando saberes; 2) Amorosidade no tocar e no brincar; 3) Auto-organização dos/as participantes para fruição da musicalização. Na análise dos dados apontamos para a relação de a) Confiança como fundamento do compartilhamento de saberes, fruto da amorosidade e respeito entre as pessoas b) Valorização da experiência vivida (ao invés do “ouvir dizer sobre”).