Resumo

O esporte como fio condutor nas relações interpessoais expõe valores e comportamentos significantes para um grupo social, reforçando uma identidade cultural e pessoal.  Sendo assim, fornece um contexto de potencial educativo e pode ser usado como um instrumento de atitudes ´éticas e de valores necessários para a vida social e individual. Na concepção do Olimpismo, que é uma filosofia de vida baseada no corpo, espírito e mente, Pierre de Coubertin, acreditava que a aproximação das manifestações esportivas com um imaginário heroico impulsionaria a insersão do esporte como meio pedagógico. Desta maneira, a Educação Olí­mpica torna-se um caminho de grandes possibilidades apresentando o universo do Movimento Olímpico: sua história, seus valores e seus sí­mbolos olí­mpicos. Valorizando os aspectos pedagógicos do esporte e desconstruir a imagem de que o esporte é excludente. Por sua vez, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) privilegia a educaçãoo integral dos estudantes com a construçõa de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, orientada por princí­pios éticos, estéticos e polí­ticos.  Dessa forma, o propósito deste trabalho é a aproximação entre os princí­pios da Educação Olímpica com o BNCC, numa proposta de significar o esporte e a educação. Conclui-se que disseminar e discutir o significado dos valores olímpicos, esportivos e humanitários no cotidiano dos atores do contexto escolar tornou-se fundamental para a melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens e de toda a comunidade.

Referências

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