Educação Olímpica no Ensino Fundamental
Por Letícia Godoy (Autor).
Em VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança - CHELEF
Resumo
O Projeto Educação Olímpica no Ensino Fundamental vem sendo desenvolvido desde 1999 junto ao Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR, com o propósito de oferecer uma compreensão contextualizada do conteúdo fundamental à formação em Educação Física relacionada aos tópicos do Olimpismo, aproximando os licenciandos da realidade escolar e das possibilidades de integrar Escola e Universidade. O Comitê Olímpico Internacional e a Academia Olímpica Internacional, juntamente com os Comitês Olímpicos Nacionais têm como uma de suas metas o desenvolvimento e a implementação da Educação Olímpica voltada para jovens e crianças em todo o Mundo. O legado de Pierre de Coubertein permanece vivo, sendo as Instituições Olímpicas espalhadas pelo mundo, as mantenedoras dos IDEAIS do fundador dos Jogos Olímpicos Modernos .Buscamos através das ações do Projeto criar possibilidades para os licenciandos superarem em parte a dicotomia teoria e prática existente no trato como o conhecimento relativo ao olimpismo, através da elaboração e aplicação de atividades para crianças na faixa etária de 09 a 13 anos. Com esta iniciativa, pretendemos despertar nas crianças, atitudes e valores preconizados pelo Olimpismo ajustados a realidade e disponibilidade locais incentivando a prática da cidadania quer na escola, nas oportunidades esportivas, na comunidade ou na família. Em 2002 o trabalho manterá a mesma proposta de ação e em parte a mesma estrutura do Grupo de Estudo responsável por aprimorar a revisão bibliográfica, visando um estudo aprofundado do material escrito sobre o tema: Be a champion in life (Seja um campeão na vida) Projeto Internacional de Educação Olímpica desenvolvido em 2000 pela FOSE (Fundation of Olympic and Sports Education). Estaremos utilizando ainda o material organizado, as contribuições resgatadas de outros projetos nacionais e internacionais semelhantes para prosseguir elaborando um caderno de atividades complementares com o propósito de promover a Educação Olímpica e divulgar o modelo operacional desenvolvido no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR.