Educação Para as Tic na Formação em Educação Física: Análises Curriculares Por Meio da Mídia-educação
Por Galdino Rodrigues de Sousa (Autor), Elaine Valéria Rizzuti (Autor), Eliane Medeiros Borges (Autor).
Em Pensar a Prática v. 19, n 3, 2016. Da página 579 a 591
Resumo
O trabalho investiga, a partir da mídia-educação, a presença da educação para as TIC e suas especificidades nos currículos dos cursos de licenciatura em educação física das universidades federais mineiras. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise categorial dos documentos estruturantes dos cursos, reunidos através de suas disponibilizações on-line. Observou-se que mais da metade dos currículos dos cursos pesquisados sinalizam de forma positiva para a educação para as TIC em formato de componentes curriculares fortemente marcados pelo aspecto instrumental da mídia-educação e pela não relação com o corpus do currículo. A pesquisa mostrou que os currículos dos cursos ainda carecem de importantes elementos para problematizar as questões das TIC no contemporâneo.