Resumo

O objetivo principal do estudo foi analisar o processo de educação para e pelo lazer e seus reflexos na participação de mulheres adultas no Projeto Lazer e Cidadania. O estudo foi caracterizado como descritivo-exploratório com pesquisa de campo, contando com a participação de vinte e sete mulheres (idade média: 53,8 ± 14,4 anos), selecionadas por conveniência. O estudo foi realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB-DF) e na residência das participantes, por meio de depoimentos mediante entrevista semiestruturada. Para análise qualitativa utilizou-se Técnica de análise de discurso, proposto Triviños. Já para análise do perfil sócio-demográfico foi usado estatística descritiva (média e desvio padrão), juntamente com frequência absoluta, utilizando o Programa estatístico SPSS versão 17.0. Como resultado encontrou-se quatro unidades de significados. A primeira unidade está relacionada aos significados atribuídos ao Projeto por essas mulheres; a segunda volta-se para as mudanças relacionadas à participação das mulheres no Projeto Lazer e Cidadania; a terceira relaciona-se aos fatores impeditivos para a prática de lazer dessas mulheres, e por último, a unidade de significado voltada para os fatores motivacionais. Conclui-se que as participantes encaram o Projeto como algo bom e gratificante, um ponto de encontro e de aprendizados. A participação delas no Projeto possibilitou o empoderamento, melhora na autoestima e mudanças de perspectivas, bem como o retorno aos estudos e o reconhecimento de seu direito a esse espaço por parte dos maridos e familiares. No entanto, muitos são os fatores impeditivos, sendo os principais a falta de tempo, a falta de dinheiro, a falta de companhia e questões relacionadas às tarefas culturalmente entendidas como função de mulheres. Em sua maioria, as participantes apresentam fatores extrínsecos de motivação, ora dado pelas características dos encontros, ora dado pelo companheirismo das participantes e da equipe. Nota-se, que as possibilidades de crescimento e autoconhecimento apresentadas, podem apresentar relação com duplo processo educativo do lazer.

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