Resumo

O Objetivo deste trabalho foi realizar uma reflexão metodológica sobre a intervenção que utilizou o ensino da Ginástica de Condicionamento Físico (GCF) durante a Pandemia do Covid-19 por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A finalidade foi de contribuir com a promoção da saúde e qualidade de vida (QV) durante o lazer ativo dos educandos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com característica descritiva, classificada como relato de experiência. O relato é sobre aplicação de uma metodologia de ensino Remoto Emergencial (ERE) utilizando os recursos das TIC, no ensino da GCF. A pesquisa foi realizada em três etapas: Revisão bibliográfica; Produção do material didático sobre GCF; Intervenção pedagógica em ERE. As ferramentas de ensino utilizadas neste estudo foram: Google Classroom; Google Meet e WhatsApp. Elas se mostraram adequadas para o processo de ensino da GCF em formado de ERE.

Referências

ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância (2008). O que é educação a distância? São Paulo: ABED. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/faq/. Acesso em: 10 de fev. 2020.

AMERICAN COLLEGE OF SPORT MEDICINE et al. Manual ACSM para avaliação e prescrição do exercício. Paidotribo, 2019.

ARRUDA, E. P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 20 out. 2021.

MARTIN-BARBERO, J. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.

BARROS, D. D. Estudo da Imagem Corporal da Mulher: corpo (ir)real x corpo ideal. 169f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, 2001.

BATISTA, J. C.; RIBEIRO, O. C. F.; NUNES JÚNIOR, P. C. Lazer e Promoção de Saúde: uma aproximação conveniente. Licere, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 1-16, 2012.

BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação à distância. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 06 out. 2021.

BELLONI, E; BÉVORT, M. L. Mídia-Educação: conceito, história e perspectivas. Educ. Soc. M Campinas, v. 30, p. 109, 2019.

BIANCHI, P; PIRES, G. Possibilidades para o ensino-aprendizagem com Tics na Educação Física escolar: uma experiência com blogs. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 2, 2010.

BRACHT, W. Educação física escolar e lazer. In: WERNECK, C. L. G.; SAYAMA, H. F (Org.). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 147-172.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

BRASIL, Mistério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília-DF: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.

CARDOSO, M. A. et al. Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, vol. 28, n. 1, p. 47-61, jan/mar, 2014.

CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do ensino de educação física. Cortez Editora, 2014.

DARIDO, S. et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

PIMENTEL, G. G.A. O passivo do lazer ativo. Movimento, v. 18, n. 3, p. 299-316, 2012.

DE SOUZA MENDES, M. B. Lazer ativo e saúde: perspectivas e desafios. Licere, v. 17, n. 3, p. 318-329, 2014.

DUMAZEDIER, J. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: perspecfiva, 1973.

FARIAS, A. N. Livro didático e as TIC: limites e possibilidades para as aulas de educação física do município de Caucaia/CE. 2018.

FERREIRA, H. S.; OLIVEIRA, B. N.; SAMPAIO, J. J. C. Análise da percepção dos professores de educação física acerca da interface entre a saúde e a educação física escolar: conceitos e metodologias. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.35, n.3, p.673-685, 2013.

GÁSPARI, J; SCHWARTZ, G. Adolescência, Esporte e Qualidade de Vida. Revista Motriz, Maringá, v. 7, n. 2., p. 107-113, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GÓMEZ, Ángel I. Pérez. A Educação Na Era Digital: Escola Educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

GUEDES, D. P. et al. Níveis de prática de atividade física habitual em adolescentes. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 7, n.6, p. 187-199, 2001.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning, 2020. Acesso em: 15 março 2022

MARCELLINO N.C. Lazer e educação. 4ª ed. Campinas: Papirus, 1998.

MARCELLINO, N.C. Estudos do lazer: uma introdução. 2. ed., ampl. Campinas: Autores Associados, 2000.

MARCELLINO, N.C. Lazer e Educação. São Paulo: Papirus, 2004.

MARCELLINO, C. N., & FERREIRA, M. P. Brincar, Jogar, Viver: Programa ''Esporte e Lazer da Cidade" (Vol. I). Brasília, Brasil: Ministério do Esporte. 2007.

MARQUES, A.I. A educação e o lazer. Millenium, 1998.

MARQUES, J. F. et al. Saúde e cuidado na percepção de estudantes adolescentes: contribuições para a prática de enfermagem. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 17, n.1, p. 37-43, 2012.

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, p. 27-45, 2015.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2004.

NAHAS, M. V. et al. Lazer Ativo: um programa de promoção de estilos de vida ativos e saudáveis para o trabalhador da indústria. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Londrina, v. 15, p. 260-264, 2010.

OLIVEIRA, Everton Luiz. As Ginásticas de condicionamento físico e o atual Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 13, n. 29, p. 47-62, 2013.

PAOLIELLO, Elizabeth. Nos bastidores da ginástica geral: o significado da prática. In:

PAOLIELLO, Elizabeth (Org). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.

REQUIXA, R. Conceito de lazer. Revista Brasileira de Educação Física e Desporto, n. 42, p. 11-21, 1979.

REQUIXA, R. Sugestões de diretrizes para uma política nacional do lazer. São Paulo: Sesc, 1980.

SÃO PAULO, Secretaria da Educação. Proposta curricular do estado de São Paulo. São Paulo: SEE, 2008.

SANTAELLA, L: Comunicação Ubíqua: Repercussões na Cultura e na Educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SIBILIA, Paula: Redes ou Paredes: A Escola em Tempos de Dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SOARES, Dandara de Carvalho. As relações étnico-raciais e as TIC na educação física escolar: possibilidades para o ensino médio a partir do currículo do estado de São Paulo. 2017. 163 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2017.

SCHIEHL, E. P; GASPARINI, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o ensino híbrido. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016.

SILVA, G; NETTO, J. F. Um Relato de Experiência Usando Google Sala de Aula para Apoio à Aprendizagem de Química. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 119. 2018.

THE WHOQOL GROUP. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Social Science and Medicine, v. 10, p. 1403-1409, 1995.

TOLOCKA, R. E. et al. Como brincar pode auxiliar no desenvolvimento de crianças pré-escolares. Revista Licere, v. 12, n. 1, 2009.

WORLD LEISURE AND RECREATION ASSOCIATION. Carta internacional de educação para o lazer. Seminário Internacional de Educação para o Lazer. 2-4 ago. Jerusalém, 1993. Disponível em: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=195. Acesso em: 13 mar. 2017.

Acessar