Educação Para o Lazer: Um Estudo Empírico Sobre a Importância do Lazer Para a Formação de Crianças e Jovens
Por Eryka da Silva Santos (Autor), Pollyanna Rocha de Oliveira Lucena (Autor), Danielle Guerra do Nascimento Cely (Autor), Maria Dilma Simões Brasileiro (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Este estudo consistiu em verificar a contribuição social do lazer para uma comunidade de pescadores. A metodologia foi a pesquisa-ação (Thiollent, 1995). Foram trabalhadas as categorias: dispersão; trabalho em grupo; gênero; assiduidade. Baseado em Requixa (1980), Pimentel (2003), Freire (2004), Altmann (1998) constatamos que o lazer contribui na formação e inclusão social de crianças e jovens. Houve resultados positivos, principalmente com os jovens; nas práticas, os meninos passaram a tratar as meninas com menos preconceito; constatou-se maior participação dos alunos na organização das práticas; aumentou a assiduidade. Nesta pesquisa-ação se constatou um novo entendimento de lazer e das práticas físico-desportivas.