Integra

INTRODUÇÃO:

A Educação Física Escolar é uma disciplina que permite mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem, que possibilita aos alunos desenvolver atividades corporais e culturais, tais como: jogos, lutas, esportes. Com esta diversificação pedagógica, o aluno tem uma pluralidade de conhecimentos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), têm uma importante contribuição para inovações educacionais a partir de propostas multidisciplinares. Através dos temas transversais, como exemplo a Educação Ambiental, eixo central do nosso estudo, permite ampliar o conhecimento dos alunos a respeito de questões relacionadas aos aspectos ecológicos e sociais. Atualmente enfrentamos muitos problemas devido aos desdobramentos da apropriação desequilibrada dos recursos naturais em torno do nosso planeta. A partir destas idéias, este estudo teve o propósito de avaliar como é tratada a Educação Ambiental nos conteúdos da Educação Física nas escolas municipais de Campina Grande/PB. Assim, identificando a abordagem de tal conteúdo nas aulas, quais as principais atividades propostas, como a inserção dos temas transversais auxilia na construção de mecanismos e instrumentos que possibilitam ao aluno o entendimento da realidade atual.


 METODOLOGIA:

O presente estudo é de natureza quali-quantitativa, caracterizado como exploratória. A amostra foi composta por quatro professores de Educação Física escolhidos aleatoriamente, sendo cada um integrante de escolas da rede municipal de ensino, localizado na zona urbana no município de Campina Grande-PB. Como instrumento foi elaborado um questionário para facilitar na qualidade das informações obtidas, este contendo seis perguntas elaboradas pelos pesquisadores, além de um estudo bibliográfico. A preferência do questionário foi devido a importante ferramenta que se torna para o pesquisador ao ser elaborado e utilizado a partir de critérios bem definidos (SANTOS, 2003). A revisão bibliográfica baseou-se em diferentes autores contemporâneos com a intenção de adquirir conhecimento teórico do que foi estudado por tal assunto. O procedimento para a coleta de dados foi de acordo com o melhor horário estabelecido pela amostra estudada, em que os professores de Educação Física de cada instituição educacional submeteram a responder o questionário. Em seguida, os questionários foram divididos em categorias para melhor análise, assim atendendo a idéia proposta da pesquisa. Os dados foram tabulados e submetidos às análises estatísticas, para isso utilizamos a planilha do Excel 2003.


 RESULTADOS:

A primeira pergunta abordou a questão dos conhecimentos e capacitações a respeito dos PCN’s, constatando que todos têm conhecimento do mesmo, contudo ninguém participou de capacitações. A segunda questão procurou fazer um levantamento sobre a inserção dos temas transversais nos planejamentos das aulas, verifica-se que 75% incluem os temas transversais em seus planos, enquanto 25% ressalta "se adequar a realidade da escola" (Professor 1), ou seja, percebe-se a falta de autonomia por parte da disciplina de Educação Física, sendo esta sempre subordinada aos planejamento das outras disciplinas. A terceira pergunta questionou a aceitação dos alunos quanto as práticas trabalhadas relacionadas aos temas transversais, onde 25% não trabalha com os temas transversais, assim, não tendo como analisar o respaldo dos alunos. O restante relata que a aceitação depende da metodologia aplicada nessas aulas.

Outra questão analisada frisa a importância da Educação Ambiental inserida nas aulas de Educação Física, no qual foi obtido um consenso nas respostas, pois todos os professores acreditam ser de fundamental importância a questão ambiental em suas aulas. Desta forma, foi possível perceber a contribuição que os professores oferecem a partir dos relatos obtidos e atividades sugeridas por eles.


 CONCLUSÕES:

Com a presente pesquisa, amplia-se novas possibilidades de continuidade da temática Educação Ambiental inserida na Educação Física Escolar, pois o professor além de exercer o seu papel de educador, pode contribuir para a preservação do meio ambiente de diferentes formas, como também por meio das atividades desenvolvidas em suas aulas. Através dos dados obtidos foi possível constatar que a maioria dos professores estão cientes das responsabilidades sócio-educativas a eles confiadas, existindo consenso na parte da importância do Tema Transversal Educação Ambiental, contudo ainda existe uma barreira quanto à aplicação de atividades relacionadas a este tema. Embora a existência da progressiva área de atuação científica visando quebrar paradigmas existentes na Educação Física Escolar, ainda parece estar retraído tomando como base a amplitude desta problemática. Não obstante, já se inicia um trabalho que tem boas possibilidades de conscientização ambiental, como foi possível constatar através das sugestões de atividades propostas pelos profissionais da amostra.