Educação Pelo Esporte (algumas Considerações Para a Realização dos Jogos do Esporte Educacional)
Por Cesar Augustus Santos Barbieri (Autor).
Em Movimento v. 6, n 11, 1999. Da página 23 a 32
Resumo
O artigo apresenta o esporte à luz da filosofia e dos princípios de Esporte Educacional marcados por conceitos que valorizam aproximação e solidariedade entre seus participantes. Partindo da apresentação dos jogos esportivos desde a antigüidade clássica, suas diferenças e semelhanças, chega ao Esporte Moderno, sintetizado como Esporte de Rendimento, e que orientado pela conquista da supremacia, vem influenciando, também, as diversas edições de Jogos realizados no âmbito da Escola, por suas características, como promotor do individualismo, da rivalidade, do antagonismo, da tensão, da pressão psicológica. Os JEBs de 1 989 são como um momento de re-significação do esporte no campo da educação, mas ainda marcados pela não superação de condutas seletivas e discriminatórias. Apresenta como modelo a proposta dos Jogos do Esporte Educacional detalhando suas características e traçando os passos para a sua construção no contexto de uma educação emancipadora.