Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos
Por Joselene Ferreira Mota (Autor), Larissa Nunes de Oliveira (Autor), Marcos Antônio Castro Protásio Filho (Autor), Nilza Maria Pinho de Moraes (Autor), Rhenan Ferreira de Freitas (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O projeto “Educação, práticas corporais e direitos humanos” surge com a intenção de expandir os debates relacionados às questões da diversidade tais como: opressões e exclusões, geralmente, centradas nos espaços da universidade ou de grupos/coletivos que tratam das causas das mulheres, LGBTs raça/etnia, deficiência física ou mental entre outras, na perspectiva segmentada e não a partir da perspectiva da totalidade. Sabemos que uma das problemáticas da restrição às práticas corporais, tanto nas aulas de Educação Física como nos projetos de esporte e lazer ao conjunto de pessoas que compõem grupos minoritários ou marginalizados são: a hierarquização, o sexismo e a elitização dessas práticas de forma sistematizada.