Resumo

Três estudos complementares, porém com objetivos distintos, compõem o presente trabalho. O Estudo 1 tinha como objetivo descrever/analisar nossas ações, enquanto professora, ao implementar um programa de educação psicocinética, com crianças pré-escolares, elaborado e adaptado com base nos pressupostos educacionais de Jean Le Boulch, visando identificar como as principais diretrizes pedagógicas, apontadas pelo autor, podem ser traduzidas em ações no cotidiano da sala de aula de modo a auxiliar os professores na condução das atividades de psicocinética com seus alunos. O objetivo do Estudo 2 foi o de elaborar procedimentos de avaliação do desempenho psicomotor, de fácil utilização pelos professores de educação básica, e no Estudo 3 pretendemos levantar possíveis indicadores de relação entre o desempenho psicomotor e a lecto-escrita, em crianças pré-escolares. Para descrição das ações da professora utilizamo-nos das principais diretrizes pedagógicas do método psicocinético, a saber: a) propondo situações-problema; b) trabalhando a questão do erro e do acerto; c) a importância da utilização da observação pelo professor; d) diversificação das atividades; e) a questão dos limites; f) a criatividade do professor e da criança. Tais diretrizes conduzem-nos à revisão de nossas concepções sobre ensino-aprendizagem. Já não há mais espaços para separação das crianças em "ótimas ou fracas". Todas devem ter as mesmas chances de se desenvolverem não apenas no aspecto físico ou mental, mas também no social, pois, ao serem respeitadas, as crianças aprendem a respeitar e auxiliar o seu colega, a responder questionamentos e também a questionar, sem medo ou culpa e a refletir sobre os seus atos. Elaboramos os procedimentos metodológicos de avaliação psicomotora baseando-nos na análise das atividades que desenvolvemos com as crianças na abordagem Psicocinética e registradas em fitas de vídeo. Os resultados indicaram que um número maior de crianças apresentou dificuldades na Área de Orientação Espaço-Temporal, comparadas com as outras duas áreas: Função de Interiorização e Coordenação Motora Global. A avaliação dos desempenhos das crianças ajuda o professor a direcionar as atividades para que elas superem suas dificuldades ou desenvolvam melhor as habilidades já adquiridas. No que diz respeito ao Estudo 3, os resultados encontrados sugerem não haver uma diferença significativa entre as crianças que apresentaram dificuldade e as que não apresentaram dificuldade na área psicomotora, quando comparados com seus desempenhos em leitura e escrita.

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