Educação socioambiental e comunitária: a experiência da Escola Raíces de Calafate na Patagônia chilena
Por Sergio Toro-Arévalo (Autor), Francisca Parra Guzman (Autor).
Em Motricidades v. 8, n 3, 2024. Da página 260 a -
Resumo
Este trabalho relata o processo de construção da proposta educacional socioambiental comunitária “Escuela Raíces de Calafate”, localizada em Chile Chico, Região de Aysén-Chile. Seu objetivo tem duas dimensões: 1) demonstrar o enfoque e o desenvolvimento educacional a partir da compreensão da “natureza” como o centro das ações educativas, com um posicionamento epistêmico, ético-político a partir da relacionalidade homem-ambiente-planeta. 2) descrever as mudanças na comunidade educacional em suas diferentes dimensões. A metodologia é interpretativa-crítica, com um design de mosaico. Os resultados destacam transformações categóricas, no pessoal, no exercício profissional e na militância epistêmica, na reconfiguração da pessoa-profissional, no orgânico-homeostático, no acoplamento do trabalho comunitário e na relevância do conhecimento localizado no território. Conclui-se pela relevância da agência educacional como uma comunidade de vida, com base na compreensão da educação como Ecomotricidade desenvolvida na e a partir da experiência cotidiana.