Resumo
Atualmente ouve-se muito sobre educação para a cidadania e que devemos educar com foco na autonomia dos alunos, mas será que impor regras contribui realmente para uma educação voltada à cidadania e autonomia dos educandos? Por outro lado, será que “deixando-os à vontade” estaremos atingindo o objetivo citado? O presente estudo tem como objetivo geral analisar uma proposta de educação em valores nas aulas de Educação Física, projeto que visa à cidadania e autonomia dos educandos e como objetivo específico identificar repercussões da proposta a partir de manifestações de educandos, pais e professores. A gênese desta pesquisa é atribuída à vivência da pesquisadora como professora de Educação Física Escolar e seus próprios questionamentos com relação à educação em valores, educação moral e educação para a cidadania e autonomia dos alunos. Foi organizado pela pesquisadora um projeto de educação em valores para ser utilizado durante as aulas de Educação Física Escolar com alunos do sexto ano de uma escola particular. As atividades realizadas com os alunos por meio dessa intervenção foram analisadas e discutidas utilizando a abordagem metodológica qualitativa dentro do viés educacional. Foram utilizados como instrumentos: observação participativa, caderno de campo, entrevista semi-estruturada e redação. Durante as aulas, que foram anotadas no caderno de campo, e nas redações organizadas pelos alunos participantes da pesquisa para a finalização da mesma, foram verificadas ressonâncias positivas da pesquisa, assim como nas entrevistas com os pais. As entrevistas realizadas com os professores parecem refletir o espaço mais adequado das aulas de Educação Física com relação a uma educação que principalmente permite o diálogo e a participação efetiva nas decisões. Conclui-se que há a possibilidade de uma intervenção voltada à cidadania e autonomia dos educandos nas aulas de Educação Física, sem, contudo, perder a especificidade da referida disciplina. Os achados dessa pesquisa podem estimular outros professores de Educação Física a permitirem-se ir além do ensino das diversas modalidades esportivas e da cultura corporal de movimento, empenhando-se na lida com aspectos como valores, moralidade, cidadania e autonomia durante suas aulas, ensinando assim não só aspectos do movimento, mas aspectos para a vida que poderão e deverão ser utilizados pelos indivíduos nas diversas relações que estabelecerem, não só no ambiente escolar, mas durante toda a sua existência.