Educações físicas: temas emergentes para mundos (im)possíveis
Por Arnaldo Sifuentes Leitão (Autor), Mateus Camargo Pereira (Autor).
Resumo
Este livro emerge do encontro da esperança e da partilha com sujeitos-autores-professores da Educação Física que, em período pandêmico, buscaram outras Educações Físicas possíveis. A proposta da escrita em comunhão foi de promover um espaço de debates sobre tematizações emergentes no cenário atual da Educação/Educação Física brasileira, das situações existenciais de professores(as) de Educação Física na pandemia que sofreram processos de “desterritorializações”, que (re)colocaram o espaço das práticas educativas em dilemas emergentes e foram lançados(as) na busca de novas territorialidades, na construção de territórios mais múltiplos. A materialização deste livro, enleado na e pela práxis educativa de professores/pesquisadores em seus modos de “sentir- pensar” (MORAES; TORRES, 2002), permitiu-nos adentrar as diferentes formas-de-ser da Educação Física, em cenário nacional, dos sujeitos-autores (professores, estudantes e comunidade escolar), que, em emergência pandêmica, buscaram novas ações/reflexões/tematizações em suas práticas pedagógicas, configurando, assim, processos de reconhecimento de outros sentidos que operam as territorialidades das/nas Educações Físicas. Assumimos a construção deste livro, com Paulo Freire (1987), que os temas emergentes encontram nas situacionalidades de cada relação pedagógica suas condições de atualização do existir; são momentos de fluxo (in)tenso, os quais perfazem um espaço e tempo de interlocução com os processos vividos por professores(as) e estudantes. Nessa relação dialógica, entre o ser no mundo e com o mundo, abre-se um processo investigativo e reflexivo, que Freire (1987) denominou de “universo temático” e de que estamos tratando, neste livro, como “tematizações”, por indicar um conceito mais operativo, o qual trabalha não somente com as temáticas de maneira isolada e fixadas de antemão. Sobretudo, as tematizações são modos de organizar as situações e os dilemas concretos, que acontecem no vivido das práticas pedagógicas e na articulação com os sentidos ontológicos, axiológicos e teleológicos da formação humana.