Integra

Recentemente, recebi de um colega arquiteto, uma apresentação de um dos seus excelentes projetos para escolas no estado de São Paulo.
Em resposta, após elogiar o trabalho que ele vem realizando neste segmento, eu o questionei sobre o fato de que, a demarcação das linhas da quadra de esportes, não atendia às medidas oficias das modalidades esportivas.
A justificativa apresentada, foi -- “Não há a necessidade de usar as medidas oficiais por se tratar de uma área de recreio para as crianças e adolescentes, alunos da escola”.
Este fato, me levou a pensar que realmente as escolas necessitam de espaço livre para a recreação dos alunos , principalmente os de menor idade, mas os adolescentes tem a oportunidade de unir a recreação ao esporte e nada melhor do que os ideais esportivos para modelar o desenvolvimento físico e mental dos jovens em um ambiente saudável, com orientação de professores de educação física e esportes.
Aprender e respeitar as regras no esporte, leva os jovens a aprender diversos ensinamentos que lhes serão úteis por toda a vida, individualmente e em comunidade.
Um dos primeiros ensinamentos no esporte são suas regras, é preciso conhecer os limites de seu campo de atuação, as ações exercidas individual e coletivamente, bem como o “fair play”, ou seja, o respeito aos adversários. E isto é função da escola!
Voltando ao início, sou da opinião que se existem regras, elas devem ser obedecidas e que os colegas arquitetos utilizem em seus projetos, as demarcações de quadras e campos de jogos, as oficiais de cada a modalidade, porque a vida não é um “recreio”, e se as crianças e jovens devem conhecer os seus limites, a escola é o caminho.
Comentários serão benvindos, quem se habilita?
Arq. Eduardo de Castro Mello