Educar Pelo Lazer ou Domesticar Brincando? : as Lições de Um Programa de Lazer
Por Paulo Cresciulo Almeida (Autor), Milena Silva Abreu (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O Projeto Colônias de Férias da UFF: uma articulação Niterói-Oriximiná, desenvolvido em 2011 tinha como objetivo oportunizar os acadêmicos de Educação Física da UFF a participação numa ação extensionista na área de Lazer. Objetivava a atuação numa perspectiva crítica nas concepções da Extensão Universitária e nas do Lazer. Em Niterói foi possível auferir resultados razoáveis, entretanto, o mesmo não ocorreu em Oriximiná. Tendo como referência a Educação pelo Lazer e a Educação para o Lazer, ratificou-se a eficiência das atividades recreativas para o controle e a domesticação dos corpos. A constatação motivou a elaboração deste texto que pretende socializar as reflexões sobre as contradições presentes nas ações de lazer, pensadas na lógica contra-hegemônica.
Palavras-chave