Resumo

O objetivo do presente estudo foi subsidiar a produção de material instrucional em forma de Podcast, visando esclarecer e reafirmar o status de componente curricular da Educação Física como mediadora de um conhecimento/saber visível e relevante na formação dos alunos, o EDUFISICAST. Derivados desse propósito, surgem os objetivos propostos nesse trabalho, a saber: apresentar a origem e a constituição dos saberes relacionados a disciplina Educação Física como componente curricular; identificar o que o campo acadêmico da educação tem produzido sobre os motivos da invisibilidade do conhecimento disciplinar da Educação Física escolar; compreender a influência da cultura escolar na invisibilidade do conhecimento disciplinar da Educação Física; e apresentar possibilidades de inovação na prática pedagógica da Educação Física escolar. Nessa pesquisa, optamos por uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. A partir do texto base Educação Física Escolar: entre o “rola bola” e a renovação pedagógica (González, 2018), que discute as atuações docentes de professores de Educação Física, extraímos o tema central da investigação Cultura Escolar e a Educação Física. Dentro desse tema central, encontramos categorias de análise que adotamos como subtemas: Invisibilidade do Conhecimento Disciplinar da Educação Física Escolar; Caráter Funcional do Abandono do Trabalho Docente; Hierarquia dos Saberes Escolares; e Inovação das práticas pedagógicas. Esses temas, roteirizados, subsidiaram a produção de onze episódios do podcast intitulado EDUFISICAST. Após passar pelas cinco etapas que são comuns a todos os podcasts (produção, gravação, edição, publicação e distribuição), o produto educacional foi avaliado por professores de Educação Física e professores de outras áreas por meio de questionário online. Os resultados da avaliação foram bastante positivos no que se refere à aceitação do produto tanto quanto à facilidade de acesso, como ao formato e qualidade do conteúdo e a possível retenção de ouvintes. Indicam que trabalhar a informação e a formação sobre o valor da Educação Física escolar através da mídia podcast pode ser um caminho fértil e bastante viável.

Acessar