Efeito Agudo da Restrição do Fluxo Sanguíneo na Circunferência de Braço e Escala de Dor na Flexão do Cotovelo em Meio Liquido - Estudo Piloto
Por Edson Torres de Freitas (Autor), Márcia Luz (Autor), Claudio Scorcine (Autor), Dilmar Pinto Guedes Junior (Autor), Fabrício Madureira (Autor), Rodrigo Pereira (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: O treinamento com restrição do fluxo sanguíneo ou oclusão vascular periférica apresenta similaridade com o treinamento resistido de alta intensidade. Consiste em adaptações nas manifestações de força máxima e hipertrófica com baixas intensidades de 20 a 50% da carga máxima. A principal vantagem é que, em virtude da utilização de cargas baixas, diminui-se o estresse sobre as estruturas não contráteis, como articulações e tendões. No entanto ainda são escassos na literatura dados que mostrem sua eficácia no treinamento de força no meio liquido. Objetivo: Analisar o efeito da restrição do fluxo sanguíneo na circunferência e braço e escala de dor na flexão do cotovelo em meio líquido. Metodologia: Foram avaliados 3 indivíduos com média de idade de 28±9 anos, 74,5 ± 16kg praticantes de treinamento de força com pesos a mais de 1 ano. A coleta foi dividida em dois dias, respeitando o intervalo de 48h entre as sessões. Primeiramente foi avaliada a circunferência do braço utilizando uma fita métrica da marca Prime Med®, em seguida foi aferida a restrição total do fluxo arterial utilizando manômetro para treinamento com oclusão vascular WCS da Cardiomed® e calculado 80% para a execução do teste. No meio líquido foi realizado um teste de 30 segundos de repetições máximas de flexões do cotovelo. Após respeitar um intervalo de 3 minutos, foi executado 4 séries de 70% das repetições máximas para 30 segundos de execução e 30 segundos de intervalo. Ao final o auto-relato da escala subjetiva de esforço de Borg e a segunda medida da circunferência de braço. No segundo dia foram realizados os mesmos testes, porém, sem a utilização da oclusão vascular. Os dados estão apresentados descritivamente em forma de média e desvio padrão. Resultados: Ver tabela. Conclusão: De acordo com os resultados, descritivamente o treinamento com oclusão vascular comparado sem a restrição em meio liquido demostrou um aumento na circunferência de braço e alta intensidade subjetiva. Outros estudos com grupos maiores e longitudinais são sugeridos.