Efeito agudo do exercício intermitente de alta intensidade no desempenho do controle inibitório em atletas de futsal feminino
Por Julio Cesar Barbosa de Lima Pinto (Autor), Leonardo de Sousa Fortes (Autor), Arnaldo Luis Mortatti (Autor), Mário Antônio de Moura Simim (Autor), Renêe de Caldas Honorato (Autor), André Igor Fonteles (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar o efeito agudo do exercício intermitente de alta intensidade no desempenho do controle inibitório em atletas de futsal feminino. Quatorze atletas adultas de futsal foram submetidas aleatoriamente a uma condição de exercício intermitente de alta intensidade (EIAI) e uma condição sedentária. Antes e após as sessões, avaliou-se o desempenho do controle inibitório (Teste de Stroop, Testinpacs®). Observou-se um efeito do tempo apenas na condição EIAI (p<0,05). O delta [pós-pré] do tempo de resposta da fase incongruente do teste de Stroop apresentou diferença significativa entre as condições experimentais (p<0,05). Conclui-se que o EIAI aprimorou o desempenho do controle inibitório agudo em atletas de futsal feminino.