Resumo

Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um fator de risco relacionado a várias comorbidades. Após uma sessão de treinamento de força (TF), a pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) podem ser reduzidas abaixo dos valores basais. Este fenômeno é conhecido como hipotensão pós-exercício (HPE). Os efeitos do TF em membros superiores (MMSS) e em membros inferiores (MMII) na HPE ainda não são completamente compreendidos.

Objetivo: Comparar o efeito agudo de uma sessão de TF multiarticular em diferentes segmentos corporais  na PA, em indivíduos normotensos treinados.

Métodos: O presente estudo experimental teve um delineamento randomizado, do tipo crossover. Foi realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e uma ANOVA two way de medidas repetidas seguida por um post hoc de Bonferroni para determinar se ocorreram diferenças significativas entre os grupos experimentais em relação a PAD e PAS em distintos momentos.

Resultados: Em relação a PAS, ambos os protocolos provocaram redução estatisticamente significativa durante a recuperação com maior magnitude de queda provocada pela sessão de MMII (p<0,05). Na PAD, não ocorreram modificações significativas após a execução de nenhum dos protocolos experimentais (p>0,05).

Conclusão: O TF multiarticular em ambos os segmentos corporais proporcionou o efeito agudo de redução da PAS, ao longo de 60 minutos após o fim da sessão de treino, com vantagem para o TF em MMII, em indivíduos normotensos treinados.

Acessar