Resumo

É recomendado aos adolescentes realizarem 30 minutos de exercício aeróbio com intensidade vigorosa diariamente. No entanto, são escassos os estudos e pouco é conhecido dos efeitos destas recomendações sobre a cognição de adolescentes, principalmente, nas funções executivas. Deste modo, o objetivo do presente estudo é investigar o efeito agudo do exercício aeróbio em intensidade vigorosa sobre a função executiva em adolescentes. Para tanto, 25 adolescentes de ambos os sexos e com idade entre 10 e 16 anos serão submetidos a duas condições experimentais de 30 minutos, em ordem randomizada: 1) condição exercício aeróbio por meio de corrida na praia com intensidade vigorosa entre 60 e 80% da frequência cardíaca de reserva (FCR); e 2) condição sedentária assistindo desenho animado próprio para a idade (Kung Fu Panda). Antes e 10 minutos após as condições experimentais, serão aplicados dois testes cognitivos (Stroop test e Trail making test) para avaliação das funções executivas. A normalidade e a homogeneidade das variâncias dos dados serão testadas pelos testes de Shapiro-Wilk e Levene, respectivamente. Para a comparação dos testes cognitivos entre e intrassessão será utilizada a análise de variância (ANOVA) split-plot seguido do Post-hoc de Scheffé. Caso a esfericidade por meio do teste de Mauchly seja violada, a correção de Greenhouse-Geisser será utilizada para estatística F. O nível de significância adotado será de 5% (p<0,05).

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