Efeito da Aprendizagem no Desempenho de Repetidos Testes de Wingate
Por Timothy Gustavo Cavazzotto (Autor), Alisson Gustavo Braz (Autor), Sandra Aires Ferreira (Autor), Marcos Roberto Queiroga (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 36, n 1, 2014. Da página 59 a 69
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar a existência do efeito aprendizagem nos resultados de repetidos testes de Wingate. Doze ciclistas foram submetidos a dois testes de Wingate (TW1 e TW2) com intervalo de uma semana. A resistência adicionada foi equivalente a 10% da massa corporal e as rotinas foram planejadas para reproduzir as mesmas condições em ambos os testes. Os resultados revelaram grande amplitude nos limites de concordância dos testes 1 e 2 em todas as variáveis, bem como diferenças significantes para Potência Média (PM), em valores absolutos (TW1: 579,7 ± 91,0 W vs TW2: 616,9 ± 102,2 W) e valores relativos (TW1: 8,3 ± 0,8 W/kg vs TW2: 8,8 ± 0,9 W/kg). A evidência demonstra a existência do efeito aprendizagem causando influência nos resultados da potência anaeróbica.