Efeito da Baixa Disponibilidade de Carboidrato na Dieta Sobre o Primeiro Limiar de Variabilidade da Frequência Cardíaca em Teste Progressivo em Cicloergomêtro
Por Guilherme Assunção Ferreira (Autor), Michel Cardoso de Angelis Pereira (Autor), Fernando Roberto de Oliveira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 19, n 3, 2011. Da página 14 a 22
Resumo
O Objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de uma dieta pobre em CHO sobre o primeiro limiar de trasnsição fisiológica (LT1) identificado a partir da análise do comportamento da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC ) em teste progressivo em ciclo ergometro. Para tanto 9 sujeitos de 18 a 32 foram submetidos a 2 testes em ciclo ergometro com carga inicial de 25 W e incrementos de 25 W a cada dois minuto. O teste foi encerrado quando o indivíduo não acompanhava a rotação determinada (60 a 70 rpm) ou por exaustão voluntária. Os sujeitos realizaram os testes separados por um período de uma semana em duas diferentes situações de dietas (isocalóricas) por um período de 72 horas prévias aos testes: 1° Dieta Normal (DN) e 2° Dieta Hipoglicídica (DH). As seguintes variáveis foram mensuradas: VFC a cada estágio para identificação do limiar de VFC (LiVFC) e as concentrações de lactato [La] sanguíneo para identificação do limiar de lactato (LL). As variáveis analisadas foram a carga e a Frequência Cardíaca no LiVFC e LL1. Foram encontrados maiores valores para o LL1 e LiVFC quando expressos em cargas relativas para DH. Esses resultados sugerem que o LiVFC e o LL1 podem ser alterados com a manipulação dos teores de carboidratos na dieta.