Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de diferentes intensidades do exercício físico nas atividades físicas espontâneas e no consumo alimentar em jovens adultos com excesso de peso.

Materiais e Métodos: Em um ensaio controlado randomizado, do tipo paralelo, 72 individuos do sexo masculino (Tabela) foram alocados em três grupos experimentais: grupo de exercicio moderado (GEM); grupo de exercício vigoroso (GEV); e grupo controle (GC). Durante 2 semanas, os grupos GEM e GEV realizaram 3 sessões de exercício físico por semana, com duração de 60 minutos/sessão, em intensidade moderada (40 a 59% VO2R) ou vigorosa (60 a 89%VO2R), respectivamente. O volume de atividades físicas foi avaliado através de acelerômetros triaxiais (ActiGraph GT3x-BT) durante 13 dias.

O consumo alimentar foi avaliado através de recordatório alimentar de 24h durante 4 dias. Fome e saciedade foram avaliadas através da Escala Visual Analógica. Análises por intenção de tratamento foram realizadas utilizando modelos lineares de efeitos mistos. Todas as análises foram realizadas no SAS.

Resultados: Após 13 dias de seguimento, GEM e GEV apresentaram maior redução no volume de atividades físicas, quando comparados ao GC (GEM vs. GC e GEV vs. GC; p=0.01). Não houve diferença na taxa de variação entre GEM e GEV (p=0.97). Com relação ao consumo alimentar, a taxa de variação não foi diferente entre os grupos (p=0.18), entretanto, o GEM apresentou maior consumo energético durante esse período quando comparado aos outros grupos (p=0.02; efeito de grupo).

A taxa de variação de fome e saciedade não foi diferente entre os grupos durante o período da intervenção (p=0.92 e p=0.52, respectivamente). GEV demonstrou maior redução do peso corporal quando comparado ao GEM (p=0.03) e ao GC (p=0.07, ns).

Conclusões: Sessões de 60 minutos de exercícios físicos aeróbios, realizadas três vezes por semana, promoveram redução nas atividades físicas espontâneas ao longo das duas semanas da intervenção, independentemente da intensidade do exercício realizado. Apesar do efeito compensatório em ambos os grupos de exercício, a GEV apresentou maior redução do peso corporal, provavelmente, devido ao maior consumo energético do GEM.

Acessar Arquivo