Efeito da Demonstração Distribuída na Aprendizagem do Saque do Voleibol
Por Suziane Peixoto Santos-naves, (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Aline Horta Miguel Junqueira (Autor), Gabriel Menezes Alves (Autor), Ana Luíza Perez Pimenta Velloso (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 28, n 4, 2014. Da página 629 a 639
Resumo
O presente estudo investigou o efeito da distribuição das demonstrações na aprendizagem do saque japonês do voleibol. Dezoito sujeitos foram distribuídos em três grupos: G1 (oito demonstrações anteriores à prática), G2 (quatro demonstrações anteriores e quatro na 40º tentativa) e G4 (duas anteriores, duas na 20º, 2 na 40º, duas na 60º tentativas). A execução de uma pessoa habilidosa na tarefa foi filmada e utilizada como forma de demonstração para todos os grupos. O experimento consistiu de pré-teste com 10 tentativas, fase de aquisição com 80 tentativas e teste de retenção após 24 horas com 10 tentativas. Os resultados mostraram que as demonstrações anteriores à sessão de prática levaram a melhoras no escore e a demonstração distribuída levou a melhoras no padrão de movimento.