Resumo

Potencialização pós ativação (PPA) é um fenômeno utilizado no treinamento para melhorar o desempenho de exercícios pliométricos como saltos e sprints, através do prévio estímulo oferecido por uma atividade condicionante com gesto biomecânico similar.

Objetivo: Comparar o efeito da duração de diferentes intervalos da PPA sobre o desempenho no salto vertical.

Métodos: Estudo experimental, do qual participaram 12 indivíduos treinados do sexo masculino, após sessão de teste de carga de seis repetições máximas no agachamento, realizaram três protocolos experimentais de maneira randomizada e com 48h de intervalo entre as sessões. Todos fizeram aquecimento padrão, realizaram 6 repetições máximas no exercício agachamento e, então, realizaram um dos três intervalos (dois (P2), quatro (P4) e oito (P8) minutos), para assim executarem o salto vertical. Após teste de normalidade de Shapiro-Wilk (p<0,05) foi aplicado o teste de Friedman para medidas repetidas para determinar se houve diferença significativa entre os protocolos. O tamanho do efeito (TE) de Cohen foi utilizado para determinar a magnitude dos resultados.

Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa somente na comparação entre P2 e P8 (p=0,008). magnitude revelou uma diferença pequena na altura do salto entre P2xP4 (TE=0,45) e P2xP8 (TE=0,59) e trivial entre P4xP8 (TE=0,18).

Conclusão: Após o estímulo prévio de 6RM no agachamento, recomenda-se o intervalo de 8 minutos para que haja melhoria de desempenho do salto vertical.

Acessar