Resumo

A Educação Física Escolar(EFE) é umcomponente fundamental para a formação de cidadãos instruídos, seja física ou mentalmente. Nesse sentido, Barnett et al. (2008) sugerem que o desenvolvimento de atividades com foco em habilidades motoras fundamentais (HMF) na primeira infância se faz imprescindível, no entanto, o cuidado com estratégias para maximizar as HMF parece ser decisivo, neste período de isolamento social – COVID -19, para aumentar o envolvimento com a pratica. A utilização de estratégias como a autossuperação, que favorecem no aprendiz a comparação dos seus desempenhos com ele mesmo, têm apontado para experiências onde as crianças se sentem mais seguras, autocontroladas e com maiores possibilidades de vivenciarsentimentosdesuperação. Objetivo:CompararosdesempenhosdeHMFutilizandoàestratégiadeautossuperaçãonasaulasdeeducaçãofísicaescolarremota. Metodologia: O presente estudo, de caráter transversal, comparou os desempenhos dos alunos dentro de 5 jogos utilizando a estratégia de autossuperação, que contou com a participação de 9 crianças, sendo 4 meninas e 5 meninos com média idade de 3,6±0,5 anos. Foram realizados 5 jogos, sendo que no 1o - as crianças deveriam realizar arremessos com o braço dominante dentro de um balde; 2o - realizar saltos verticais durante 40”; 3o -Prender os pregadores em uma camisa; 4o - Organizar objetos dentro de uma caixa deslocando-se de um lado ao outro; 5o - Assoprar tampinhas de uma extremidade à outra. Todos os jogos foram realizados duas vezes, sendo que no segundo momento da prática a meta era a tentativa de superar os primeiros desempenhos. Para análise dos dados optou-se pelo teste t de Student para comparação pré e pós dos testes. Resultados: Conclusão: A utilização da estratégia de autossuperação parece ser uma boa alternativa para ser utilizada nas aulas, permitindo que as crianças se sintam cada vez mais seguras e autocontroladas em frente as tarefas. Estudos futuros com outras tarefas, habilidades e diferentes estratégias devem ser incentivado

Acessar Arquivo