Efeito da Estratégia de Autossuperação nas Aulas de Educação Física Infantil Remota
Por Roberto Carlos Lopes de Miranda (Autor), Mônica Morcélli (Autor), Claudio Scorcine (Autor), Fabrício Madureira (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A Educação Física Escolar(EFE) é umcomponente fundamental para a formação de cidadãos instruídos, seja física ou mentalmente. Nesse sentido, Barnett et al. (2008) sugerem que o desenvolvimento de atividades com foco em habilidades motoras fundamentais (HMF) na primeira infância se faz imprescindível, no entanto, o cuidado com estratégias para maximizar as HMF parece ser decisivo, neste período de isolamento social – COVID -19, para aumentar o envolvimento com a pratica. A utilização de estratégias como a autossuperação, que favorecem no aprendiz a comparação dos seus desempenhos com ele mesmo, têm apontado para experiências onde as crianças se sentem mais seguras, autocontroladas e com maiores possibilidades de vivenciarsentimentosdesuperação. Objetivo:CompararosdesempenhosdeHMFutilizandoàestratégiadeautossuperaçãonasaulasdeeducaçãofísicaescolarremota. Metodologia: O presente estudo, de caráter transversal, comparou os desempenhos dos alunos dentro de 5 jogos utilizando a estratégia de autossuperação, que contou com a participação de 9 crianças, sendo 4 meninas e 5 meninos com média idade de 3,6±0,5 anos. Foram realizados 5 jogos, sendo que no 1o - as crianças deveriam realizar arremessos com o braço dominante dentro de um balde; 2o - realizar saltos verticais durante 40”; 3o -Prender os pregadores em uma camisa; 4o - Organizar objetos dentro de uma caixa deslocando-se de um lado ao outro; 5o - Assoprar tampinhas de uma extremidade à outra. Todos os jogos foram realizados duas vezes, sendo que no segundo momento da prática a meta era a tentativa de superar os primeiros desempenhos. Para análise dos dados optou-se pelo teste t de Student para comparação pré e pós dos testes. Resultados: Conclusão: A utilização da estratégia de autossuperação parece ser uma boa alternativa para ser utilizada nas aulas, permitindo que as crianças se sintam cada vez mais seguras e autocontroladas em frente as tarefas. Estudos futuros com outras tarefas, habilidades e diferentes estratégias devem ser incentivado