Resumo

A fadiga mental refere-se a uma alteração psicobiológica, resultante de prolongados períodos de atividade cognitiva exigente, causando por consequência episódios de falta de energia e cansaço. Todavia, não está claro se a fadiga mental pode influenciar no desempenho durante um jogo de voleibol de praia. O objetivo do estudo foi analisar os efeitos da fadiga mental no desempenho durante um jogo de voleibol de praia. Trata-se de um estudo experimental com delineamento crossover. Os participantes do estudo foram dez atletas jovens (16,1 ± 0,9 anos; 74,5 ± 8,8 kg; 183,1 ± 2,8 cm; 12,6 ± 4,5 kg de gordura; 41,4 ± 15, 9 kg de massa magra) com 2,7 ± 0,6 anos de experiência em competições nacionais. Os atletas realizaram jogos de voleibol de praia de acordo com as regras da Federação Internacional de Voleibol em duas condições distintas, com wash-out de 48-72 horas e em ordem contrabalanceada. Na condição experimental (EX) os atletas participaram de um jogo após 30 minutos de atividade cognitiva exigente através do Stroop Task. A condição controle (CT) consistiu em 30 minutos sem atividade física exigente. Foram analisados niveis subjetivos de fadiga mental e motivação, e quantidade de erros durante o Stroop Task. O desempenho foi medido por três perspectivas: desempenho físico, técnico-tático, e tomada de decisão do ataque. O desempenho físico foi analisado através da percepção subjetiva de esforço (PSE), frequência cardíaca (FC), quantidade de saltos e quantidade de deslocamento durante o jogo, bem como pelo salto vertical antese após o jogo. Para a análise do desempenho técnico-tático foi utilizado o coeficiente de desempenho e eficácia dos fundamentos: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. A tomada de decisão do ataque foi analisado através do Game Performance Assessment Instrument (GPAI). A sensação de fadiga mental aumentou significativamente após o Stroop task (p= 0,0001) e foi significativamente maior na condição EX comparado ao CT no momento pós intervenção (p= 0,0001). Quanto ao nível da sensação de motivação, não houve diferenças significativas. A ANOVA one-way mostrou diferença significativa na quantidade de erros (p=0,01) do E20 para o E30. A análise da PSE identificou diferenças significativas entre as condições EX e CT (p= 0,002) e entre os momentos (p= 0,0001) sendo maior na condição EX. A FC apresentou diferenças significativas em relação aos momentos (p=0,0001) nas duas condições. Na quantidade de saltos e deslocamentos durante o jogo de voleibol de praia, não houve diferença significativa entre as condições EX e CT (p<0,05). Na análise do desempenho técnico-tático, a condição CT apresentou através do coeficiente de desempenho e pela eficácia, um melhor ataque quando comparado a condição EX (p<0,05). A condição CT apresentou maior índice de tomada de decisão quando comparado a condição EX. A fadiga mental prejudica o desempenho durante um jogo de voleibol de praia.

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