Efeito da Frequência de Feedback Concorrente na Aprendizagem de Uma Habilidade Seriada
Por Natália Barros Beltrão (Autor), Cássio de Miranda Meira Júnior (Autor), Maria Teresa Cattuzzo (Autor), Juliette Noadya Costa Santos, (Autor), Go Tani (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 31, n 2, 2017. Da página 423 a 432
Resumo
Esse estudo investigou o efeito de diferentes frequências de feedback concorrente (FC) na eficiência, aquisição e transferência de uma tarefa de rastreamento serial. Quarenta e três adultos jovens de ambos os sexos foram divididos em três grupos: frequência de 100% (G100), 50% (G50) e 0% (G0). Eles praticaram uma tarefa de rastrear e tocar seis sensores em resposta ao acendimento sequencial de seis estímulos luminosos. O desempenho foi medido pelo número de blocos de tentativas necessário para reconhecer a sequência, e pelo total de sequências corretas e/ou antecipadas. Análise de variância mostrou que o G0 precisou de menos blocos que o G100 para o alcance do critério de aquisição. Embora não tenha havido efeito das diferentes frequências de FC no número de respostas corretas e antecipadas, observou-se que executar a tarefa com alta frequência de FC retardou a aquisição da habilidade.