Efeito da Idade Relativa no Desempenho Competitivo em Atletas de Judô

Por: Bruna Giovana Correia Souza, Eduardo Victor Ramalho Lucena, Gustavo Augusto Fernandes Correia, Hugo Alvares Lira, Mayllane Pereira da Silva Sousa e Pedro Pinheiro Paes.

Journal Of Physical Education - v.31 - n.1 - 2020

Send to Kindle


.Resumo

A diferença da idade cronológica em uma faixa etária é chamada de Idade Relativa (IR) e suas consequências no desempenho de atletas é chamada de Efeito da Idade Relativa (EIR). Acredita-se que o EIR entre atletas pode afetar o sucesso competitivo de diversas maneiras, até mesmo na idade adulta. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi investigar o EIR em todos os competidores de judô das competições nacionais do ano de 2013, fazendo-se a diferenciação por categorias etárias e o desempenho competitivo. Fizeram parte da presente investigação 862 atletas do sexo masculino e 637 do sexo feminino. O qui-quadrado foi empregado para comparar os valores observados e esperados entre quartis, adotando-se significância como p < 0,05. Uma análise post hoc de Bonferroni foi utilizada para identificar onde estavam as diferenças significativas (p ajustado < 0,00417). Os resultados mostraram diferença significativa nas categorias sub-15 masculino (Q2 em G1: VO = 17; VE = 9,7; p = 0,001) e sub-23 masculino (Q1 em G3: VO = 37; VE = 10,1; p < 0,0001). Em conclusão, o EIR foi identificado apenas em atletas do sexo masculino. Contudo, houve grande discrepância entre atletas nascidos no primeiro semestre e atletas nascidos no segundo semestre.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/46659

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.