Efeito da idade relativa no desempenho em testes físicos de potência de membros inferiores e velocidade de aceleração em jovens atletas de um projeto social
Por Antônio José Natali (Autor), José Geraldo do Carmo Salles (Autor), Maurilio Gomes Ventura (Autor), Luciano Bernardes Leite (Autor), João Vitor Barros Aguiar (Autor).
Em Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol v. 16, n 64, 2024.
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar o EIR no desempenho em testes físicos de potência de membros inferiores e velocidade de aceleração em indivíduos do sexo masculino da categoria sub-13 de um projeto social. Para esse fim, atletas da categoria sub-13 de um projeto social da cidade de Viçosa, Minas Gerais, foram selecionados por conveniência para participar deste estudo. Vinte e sete indivíduos foram selecionados e separados em semestres de nascimento (primeiro e segundo) ou em quartis de nascimento (primeiro, segundo terceiro e quarto), de acordo com suas datas de nascimento. Os indivíduos realizaram, em uma única ocasião, os testes de impulsão horizontal e de corrida de 15 metros. Inicialmente, foi realizado o teste Qui-Quadrado para comparar a distribuição esperada e observada nos quartis e semestres de nascimento dos atletas. O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para verificar a distribuição dos dados. Para os dados com distribuição normal, a comparação entre os semestres foi realizada usando-se o teste t de Student para amostras independentes. Para a comparação entre os quartis utilizou-se a análise de variância de uma entrada. A distribuição observada nos semestres ou quartis foi comparada utilizando-se o teste de Qui-Quadrado. Os resultados indicaram que o EIR não influenciou o desempenho físico nos testes de salto horizontal e de velocidade de aceleração nos atletas avaliados.