Resumo

Introdução: Jovens atletas nascidos nos primeiros meses do ano tendem a ter vantagem na seleção e promoção de talentos quando comparados a atletas da mesma idade nascidos nos últimos meses do ano.
Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar o efeito da idade relativa em atletas de rugby feminino federadas na Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Para tanto, foram coletadas junto a CBRu as datas de nascimento de 1.941 atletas federadas (categorias de base e adulto), no ano de 2015. Métodos: A amostra foi composta por 9646 atletas de rugby federados na Confederação Brasileira de Rugby no ano de 2015. Para a análise, as datas de nascimento dos atletas foram agrupadas, sendo: entre Janeiro e Março para o 1º Quartil; entre Abril e Junho para o 2º Quartil; entre Julho e Setembro para o 3º Quartil e entre Outubro e Dezembro para o 4º Quartil. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (Protocolo 2012/07).A análise dos dados foi realizada conforme a observação dos seguintes grupos: Confederação Brasileira de Rugby feminino: sub9, sub11, sub13, sub15, sub17, sub19 e adulto, quatro melhores classificados no Campeonato Brasileiro de Rugby Feminino/ Adulto.O teste de Qui-Quadrado (x2) foi aplicado para a comparação entre a distribuição esperada e a distribuição observada.
Resultados: Os resultados do presente estudo não indicaram diferença significativa para a distribuição de nascimentos entre os quartis do ano (p>0,05). O EIR não apresentou diferença significativa nas atletas de rugby feminino. Conclusão: É possível inferir que esse resultado se deve a menor valorização social do Rugby no Brasil, menor disputa por vaga nas categorias de base, o relativo efeito do treinamento a longo prazo e a falta de trabalhos adequados sobre, e da promoção do talento esportivo.

Acessar Arquivo