Resumo

Introdução:

A suplementação de vitamina E pode ter um efeito protetor contra danos musculares induzidos pelo exercício (EIMD) através da possível inibição da formação radical livre e estabilização da membrana celular. Todavia, não há uma revisão sistemática sobre esse tema. Tal fato mantém empasses acadêmicos que podem ter uma resolução.

Objetivo:

Esta revisão sistemática com meta-análise objetiva fornecer uma análise bibliográfica abrangente na hipótese do benefício na suplementação de vitaminas E sobre o estresse oxidativo e os danos musculares induzidos pelo pelo exercício aeróbico.

Métodos:

Foi utilizado um modelo com efeitos aleatórios, diferença média ponderada (ADM) e intervalo de confiança de 95% (IC) foram aplicados para estimar o efeito geral.

Resultados:

Os resultados revelaram um efeito significativo da suplementação de vitamina E na redução da creatina-quinase (CK) e lactato-desidrogenase (LDH). Além disso, uma análise do subgrupo resultou em uma diminuição significativa das concentrações de CK em ensaios com medição imediata e <24 horas de CK após o exercício; <1000 no consumo diário de vitamina E; ≤1 no consumo semanal; 1 em 6 semanas e >6 semanas de duração experimental, estudos sobre exercício aeróbico e treinamento fizeram parte do estudo cruzado.

Conclusão:

A vitamina E pode ser vista como um agente prioritário de recuperação de danos musculares. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar