Efeito da Interferência Contextual na Aprendizagem de Habilidades Motoras
Por Suzete Chiviacowsky (Autor), José Francisco Schild (Autor), Cimara Corrêa Machado (Autor), Ana Carla Dias Carvalho (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
O presente estudo tem o objetivo de verificar se existe diferença entre a Prática Randômica e a Prática em Blocos, na Aprendizagem de Habilidade Motoras. Pensa-se na hipótese de que os sujeitos apresentem maior aprendizagem de Habilidades Motoras na Prática Randômica, do que no processo da Prática em Blocos. A caracterização da Pesquisa se dá como experimental; participaram do experimento 50 acadêmicos de Educação Física, divididos em 2 grupos de 25 pessoas; onde um grupo durante todo semestre teve suas práticas com o método randômico e o outro em blocos. As observações consistiram em práticas do atletismo. No final das tarefas foi verificado, através de um teste de retenção uma diferença significativa, a favor do grupo que recebeu prática randômica. O projeto encontra-se em fase de discussão dos resultados.