Efeito da participação em aulas de educação física escolar sobre indicadores de composição corporal e aptidão neuromotora em crianças
Por Camila S. Guimarães (Autor), Daniel R. Queiroz (Autor), Teresinha J.S. Lima (Autor), Fernanda C.S. Lima (Autor), Marlene Salvina (Autor), Marcos A.M. Santos (Autor).
Em VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
Com o aumento do sedentarismo e a diminuição dos níveis de atividade física em crianças e adolescentes na fase escolar, a aptidão física se converteu em motivo de grande interesse para os profissionais na área de saúde. Cientes disto, alguns pesquisadores têm discutido o papel da educação física escolar em relação à prevenção e promoção da saúde no Brasil, preocupação válida, na medida que a escola é considerada como um local primário para a prevenção e promoção da saúde. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos de 12 semanas de participação em aulas de Educação Física Escolar sobre os indicadores de crescimento somático, composição corporal e testes neuromotores em crianças. MÉTODOS: Fizeram parte do estudo 23 indivíduos de ambos os sexos (6 a 10 anos). Foram avaliadas variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, altura sentada, IMC e RCQ) e de composição corporal (% gordura, massa gorda e massa magra) e os testes neuromotores (força de membros superiores e inferiores, flexibilidade e RML abdominal). A análise de variância (ANOVA two way) e o teste “t” de Student pareado foram utilizados para comparação das variáveis entre os dois momentos do estudo. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças significativas entre os diferentes momentos na massa corporal (p < 0,001), IMC ( p < 0,05), RCQ apenas nas meninas (p < 0,05), massa corporal magra (p < 0,001) e RML abdominal (p < 0,01). CONCLUSÃO: Os resultados da participação de 12 semanas em aulas de educação Física Escolar mostraram que a diferenças observadas entre os dois momentos estudados podem estar relacionadas ao efeito do fator tempo e fator grupo.