Efeito de 12 Semanas de Treinamento Físico Resistido Periodizado em Paciente Vivendo com Hiv e Lipodistrófico: Um Estudo de Caso
Por Hugo Ribeiro Zanetti (Autor), Lucas Gonçalves da Cruz (Autor), Camilo Luís Monteiro Lourenço (Autor), Marco Aurélio Ferreira de Jesus Leite (Autor), Eduardo Gaspareto Haddad (Autor), Mário Leon Silva-vergara (Autor), Fernando de Freitas Neves (Autor), Edmar Lacerda Mendes (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 24, n 1, 2016. Da página 86 a 93
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar o efeito de 12 semanas de treinamento resistido periodizado sobre o perfil glicêmico, lipídico, imunitário, antropométrico e de força muscular em um paciente infectado com HIV com lipodistrofia. O indíviduo do estudo é do sexo masculino, 46 anos,etnia branca, diagnosticado há 17 anos com HIV e há 3 anos com lipodistrofia. O indivíduo participou de 12 semanas de treinamento resistido periodizado de forma ondulatória diária (TRPO), realizado três vezes por semana. Antes e após este período foi submetido à avaliação antropométrica, bioquímica, imunitárias e de força muscular. Após intervenção de TRPO houve diminuição das circunferências de pescoço, peito, abdômen, percentual de gordura, massa gorda, gordura subcutânea total, central e periférica. Concomitante houve aumento das circunferências de quadril, braços, coxas e panturrilhas, além do aumento de massa muscular. O perfil bioquímico apresentou diminuição da glicose de jejum, triglicerídeos, colesterol total, LDL-colesterol, HB1AC, monócitos e aumento do HDL-colesterol, leucócitos, linfócitos, neutrófilos, monócitos e plaquetas. Contudo, demonstramos que 12 semanas de intervenção com TRPO é benéfico e seguro no tratamento das desordens metabólicas e antropométricas em um paciente infectado com HIV com lipodistrofia.