Resumo

Avaliar e comparar o efeito de 24 sessões de treinamento com exergames e proprioceptivo convencional sobre a força muscular e desempenho funcional de pessoas idosas. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado. Durante 8 semanas, 45 idosas foram alocadas aleatoriamente, 15 em cada grupo, nos grupos de intervenções: treinamento proprioceptivo convencional, exergame e controle. O grupo de treinamento convencional realizou exercícios que envolveram marcha e equilíbrio postural, na forma de um circuito com sete estações. O grupo de treinamento com exergame realizou exercícios por meio do videogame Xbox Kinect One®, simulando cinco atividades esportivas: corrida de jet ski, escalada, futebol, boliche e tênis. O desempenho funcional foi avaliado por meio do Time Up and Go Test (TUG) e do teste de sentar e levantar da cadeira cinco vezes (TSL), e a força muscular utilizando o teste de força de preensão manual (FPM). Resultados: Após 8 semanas de intervenção, observou-se uma redução significativa de efeito grande no tempo de execução do teste de sentar e levantar da cadeira em ambos os protocolos de treinamento, proprioceptivo convencional com redução de 1,47 segundos e exergame com redução de 1,22 segundos. No desempenho do teste de caminhada, avaliado pelo TUG, observou-se uma interação com efeito grande do grupo controle e proprioceptivo convencional, com piora do desempenho para o grupo controle e melhora no desempenho do grupo convencional. Conclusão: Não foram encontradas diferenças entre os grupos de treinamento, mostrando que ambas as intervenções podem ser utilizadas como estratégia para melhorar o desempenho funcional de pessoas idosas.

Acessar