Efeito de 6 semanas de treinamento físico sobre o desempenho do special wrestling fitness test em atletas de alto rendimento
Por Flavio De Paiva Ramos (Autor), Vitor Tavares (Autor), Jerusa Petrovna Resende Lara (Autor), Cesar Cavinato Cal Abad (Autor), Tiago Nunes De Aquino (Autor), Camila Ferreira Fernandes (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
O Wrestling é uma modalidade de combate cujo desempenho depende tanto do metabolismo aeróbio quanto anaeróbio. O Special Wrestling Fitness Test (SWFT) é um teste específico do Wrestling e que mimetiza os componentes de uma luta. Por esta razão o desempenho no SWFT está relacionado com o desempenho aeróbio, o desempenho neuromuscular e o resultado competitivo da modalidade. Portanto, verificar o efeito do treinamento físico sobre o SWFT pode dar bons indicadores para o rendimento competitivo de atletas de Wrestling. Objetivo: Verificar o efeito de 6 semanas de treinamento físico sobre o desempenho do SWFT em atletas de Wrestling de nível nacional. Metodologia: Participaram do estudo 16 atletas de Wrestling estilo livre masculino (idade: 18±2 anos; estatura: 171±7 cm; massa corporal: 83±20 Kg). Todos disputavam as etapas do campeonato brasileiro e se encontravam entre os 3 primeiros colocados do ranking nacional. O treinamento foi composto por 30 sessões, realizadas cinco vezes por semana e com 60 minutos de duração por sessão, em média. O SWFT foi aplicado na primeira (S1) e sexta semana (S6) de treinamento. Após as coletas os dados foram analisados no âmbito descritivo por meio de média e desvio padrão. Após teste de normalidade (Shapiro-Wilk), a estatística inferencial foi realizada pelo test t pareado de Student. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Os resultados encontram-se na Tabela 1. Não houve diferença significante no número de golpes (S1=22±3 e S6=22±3, p=0,5), FCfinal (S1=146±26 e S6=146±23, p=1,0) e recuperação da FC60s (S1=145±37 e S6=142±23, p=0,7). O SWFTindex apresentou melhora de 5,0% de desempenho, mas sem diferença significante (S1=13,1±2,6 e S6=13,6±2,7, p=0,7). Conclusão: Nossos resultados indicaram que seis semanas de preparação não foram suficientes para proporcionar melhoras significantes nas variáveis relacionadas ao SWFT. Entretanto, foi observada uma melhora do SWFTindex, de 5 %, em média. Apesar de não haver significância, 5 % de melhora em seis semanas não deixa de ser uma resposta relevante. Treinadores, atletas e preparadores físicos podem considerar esses resultados para elaborar estratégias de treinamento ao longo da temporada competitiva.