Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar o desempenho da motricidade global e equilíbrio em crianças de 4 a 5 anos de idade após intervenção com psicomotricidade por 8 semanas. Para coletar os dados foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor- EDM. Optou-se pela análise dos resultados de desfecho primário, das tarefas de Motricidade Global (MG) e Equilíbrio (E). Participaram deste estudo 45 crianças, escolhidas por conveniência, em um Centro Municipal de Educação Infantil da zona rural da cidade de Petrolina-Pe. A amostra foi randomizada em 2 grupos: Grupo Controle (GC) com 22 crianças e Grupo Experimental (GE) com 23 crianças. Após a avaliação inicial, ao Grupo Experimental (GE) foram realizadas 16 aulas de Educação Física com 30 minutos de atividades psicomotoras, seguidas de reavaliação para ambos os grupos. Na avaliação inicial, ao analisar a Idade Cronológica (IC) dos grupos, observou-se igualdade com p>0,541. Em relação à Idade Motora Geral (IMG) os grupos apresentaram similaridade nos resultados com = 38 meses de idade. Por outro lado, em ambos os grupos, observou-se atraso motor de 14 meses. Em relação à Motricidade Global (MG) e Equilíbrio (E), os grupos apresentaram resultados homogêneos de p>0,461 e p>0,576, respectivamente. Em relação à classificação, o Grupo Controle (GC) apresentou 59% ou 13 participantes na categoria “inferior”, considerados como fator de risco “moderado”. O Grupo Experimental (GE) apresentou na categoria “normal baixo” 48% ou 11 participantes com melhores condições de classificação. Na avaliação final, em relação à Idade Motora Geral (IMG) o Grupo Experimental (GE) apresentou evolução significativa no desempenho motor com = 45 e diferença de média de 7,4 positiva e efeito de p>0,05. Em relação à Motricidade Global (MG) para o Grupo Experimental (GE) verificou-se melhora no desempenho psicomotor com = 59, 4 meses e diferença de média de 18,7 com efeito significativo de p<0,05. Em relação ao Equilíbrio (E) para o Grupo Experimental (GE) verificou-se melhora no desempenho psicomotor com = 56, 3 meses e diferença de média de 19,7 com efeito significativo de p<0,05. Para o Grupo Controle (GC) não foram obtidos resultados significativos. Em relação à classificação o Grupo Experimental (GE) melhorou significativamente com p<0,05 ao apresentar 43% ou 10 participantes na categoria “normal médio”. As análises apontaram a importância da intervenção psicomotora no âmbito da Educação Infantil. Nesse sentido, defende-se a legitimidade das práticas psicomotoras através das aulas de Educação Física, afim de estimular o desenvolvimento dos elementos psicomotores, como Equilíbrio e Motricidade Global.


 

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