Resumo

A prática tem um papel fundamental na aquisição do comportamento habilidoso, o qual apresenta duas características marcantes: 1) a consistência e 2) a flexibilidade. A partir da década de 90 alguns estudos vêm utilizando medidas que dissociam a aprendizagem de parâmetros e programa motor generalizado (PMG). Essa conduta trouxe novas perspectivas sobre o papel da estruturação da prática na aprendizagem. Em linhas gerais, os resultados de pesquisa mostram uma maior efetividade da prática constante e em blocos na formação do PMG, e maior efetividade da prática aleatória e seriada na aprendizagem da parametrização. Entretanto, na tentativa de se estruturar a prática de forma a otimizar a aprendizagem de ambas as características da aprendizagem, alguns estudos vêm combinando estruturas de prática. Esse estudo teve como objetivo investigar o efeito de diferentes estruturas de prática na aprendizagem. Noventa participantes foram distribuídos em 9 grupos de prática (n=10): 1) constante, 2) constantealeatório, 3) constante-blocos, 4) aleatório, 5) aleatório-constante, 6) aleatórioblocos, 7) em blocos, 8) blocos-aleatório e 9) blocos-constante. Na fase de aquisição a tarefa consistiu em realizar uma seqüência de movimentos, teclando os números 2,8,6 e 4 da região alfanúmerica de um teclado em tempos alvo absoluto de 700, 900 e 1.100 ms., e, em um tempo relativo entre as teclas (22.2% de 2 para 8, 44.4% de 8 para 6 e 33.3% de 6 para 4). A seqüência de tempos alvo absoluto foi de 700, 1.100 e 900 ms. para o grupo em blocos. Após o fim da fase de aquisição foram aplicados dois testes de transferência com a mesma seqüência de movimentos e tempo relativo, entretanto, em um novo tempo absoluto (1.300 ms.). Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos na formação do PMG. Em relação à aprendizagem de parâmetros, o grupo aleatório apresentou desempenho superior aos grupo de prática em blocos e blocosconstante no teste de transferência atrasada, assim como, os grupos de prática constante-variada, blocos-aleatório e aleatório foram os únicos a manter nos testes o mesmo nível de desempenho apresentado ao final da aquisição. Os resultados são discutidos em termos de melhor ordem para se combinar diferentes iii estruturas de prática, assim como, o papel da prática aleatória na aprendizagem da parametrização. 

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