Efeito de Diferentes Intervalos Recuperativos Sobre as Respostas Musculares, Sanguíneas e Hemodinâmicas

Por: Amanda Xavier dos Santos, Claudinei Ferreira dos Santos, Filipe Rodrigues Mendonça, Jadson Marcio da Silva, Marcelo Brandão Borges, Melissa Antunes, Natália Paludo Silveira e Rui Gonçalves Marques Elias.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.32 - n.1 - 2018

Send to Kindle


.Resumo

O treinamento com pesos é uma estratégia para controle de processos ocorridos com o envelhecimento e o período de intervalo entre as séries pode determinar a carga total de treinamento. O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho muscular, lactato sanguíneo, índice de fadiga e variáveis hemodinâmicas em diferentes intervalos de recuperação após exercício isocinético. O estudo foi realizado com 11 indivíduos de meia idade (57.00 ± 7.2 anos) que praticavam treinamento com pesos a mais de seis meses. Os voluntários realizaram duas visitas ao Laboratório de Avaliação Física da Universidade, onde realizaram três séries de 10 repetições concêntricas com 60º/segundo na extensão e flexão de joelho em dinamômetro isocinético. Na primeira visita 60 segundos de descanso entre as séries foram realizados e na segunda visita 90 segundos. As variáveis analisadas foram pico de torque (Nm), Trabalho Total (J), Índice de Fadiga (%), Frequência Cardíaca (bpm), Pressão Arterial Sistólica e Diastólica (mmHg) e Concentração de Lactato Sanguíneo (mmol/L). Para comparação entre os dados foi utilizado a Análise de Variância (p<0.05). Após análise pode-se verificar que não houve diferenças significativas entre intervalo de recuperação de 60 e 90 segundos na força muscular, índice de fadiga, concentração de lactato sanguíneo e variáveis hemodinâmicas. Conclui-se que para indivíduos que estão em processo de envelhecimento, aparentemente 60 ou 90 segundos de intervalo entre as séries ocasionam as mesmas respostas. Esse achado pode ser importante para profissionais da educação física na prescrição de exercícios.

Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166652

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.